Nova Pangea

  PORTUGUÊS

ASSOCIAÇÃO NOVAPANGEA

Em 2011, após o encontro de um grupo de profissionais e amigos, nasceu a NOVAPANGEA, a associação para a internacionalização, o desenvolvimento ético e as oportunidades iguais. O nome NOVAPANGEA não é casual. Pangea era o nome do continente único que se acredita que incluía todas as terras emersas durante o paleozoico. Somente após isso se dividiram, dando origem aos continentes.

Agrada-nos imaginar que hoje, por meio da globalização e de uma permuta integrada entre os povos, possa-se pensar em uma nova Pangea, mesmo que somente virtual, mas da qual cada um se sinta parte integrante.

Consideramos a cultura uma base fundamental de crescimento. Agradar-nos-ia fazer as pessoas viajar, por meio das histórias, das tradições populares, da arte, da cozinha, da música, mas também falando de formas novas e alternativas de turismo. Mesmo para que já viajou muito é útil encontrar pessoas que nasceram, vivem e trabalham em países diferentes do nosso e aprender como um comportamento é mais útil que outro para levar a termo uma negociação ou para conhecer novas pessoas. Esta nossa actividade gostaria de dar aos jovens uma bagagem importante para escolher metas de viagem ou mesmo de trabalho, enquanto constitui uma boa alternativa para aqueles que não se sentem mais capazes de enfrentar viagens longas e cansativas.

Pretendemos falar de internacionalização com os empreendedores das pequenas e médias empresas.

Internacionalização não significa deslocalizar, nem receber ofertas de vendas do mercado estrangeiro, mas, antes disso, permitir às empresas a penetração nos mercados estrangeiros por meio da criação de parcerias com os empreendedores locais ou o desenvolvimento de redes de distribuição por meio de acordos com distribuidores locais, até a abertura de escritórios ou showrooms em posições e países considerados estratégicos para a difusão do próprio produto.

Internacionalização significa abrir novos mercados para os nossos produtos.

A associação deseja ser uma vitrine para os operadores do mercado, mas, ao mesmo tempo, estar a serviço dos próprios Associados e Parceiros no conhecimento aprofundado dos países emergentes ou em desenvolvimento, recolhendo as exigências e as solicitações de quem deseja estar presente nos novos mercados, conhecer a demanda local e ser parte de novos modelos organizacionais.

O sucesso de uma empresa hoje é indicado por seu parâmetro de “internacionalização”.

Se o alcance de bons níveis ou excelências é, de facto, dependente de factores internos da empresa, o resultado positivo final, pelo contrário, depende de quanto a empresa compreende da lógica da internacionalização e da sua capacidade de colocar em campos seus melhores “assets” para atingir o objectivo.

Entre esses “assets”, uma quota importante é representada pelo conhecimento tanto do mercado que se pretende desenvolver no exterior (nas suas dinâmicas de desenvolvimento económico-industrial) quanto da estrutura das redes locais institucionais de suporte ao desenvolvimento de empresas locais com as quais a empresa pode se agregar.

Nossa finalidade é ajudar o empreendedor a compreender totalmente a importância de estar nos mercados externos conhecendo suas características e peculiaridades locais, fornecendo um serviço mais completo, personalizado para a empresa, e relativo tanto à tradicional actividade de exploração de mercado, nos seus diferentes componentes, quanto à efectiva possibilidade de criação de redes da empresa com o tecido económico industrial local do sector envolvido.

É uma grande oportunidade poder oferecer aos nossos associados a possibilidade de encontrar quem conhece bem os países emergentes, aqueles países que hoje são considerados ponto de referência, porque são ricos de recursos e de possibilidades de investimento e trabalho. A Novapangea se vale da colaboração de pessoas associadas e de consultores que vivem e trabalham no exterior e que há muito tempo participam das iniciativas da associação.

Os consultores estão à disposição para se encontrar gratuitamente com os empreendedores associados e ilustrar para eles as características dos mercados.

No meio das confusas informações destes últimos anos, consideramos importante poder se comunicar com quem está interessado na nossa actividade, e explicar como podem ser diferentes as exigências e as características dos países individuais, para trazer informações importantes não somente comerciais, mas também culturais, porque se se deseja trabalhar no exterior ou com empreendedores estrangeiros, não se podem esquecer as regras de comportamento e devem-se conhecer as tradições e as peculiaridades dos outros mercados, assim como é necessário avaliar qual é o mercado de referência mais adequado para a própria empresa.

Por isso, a associação oferece aos seus inscritos um serviço importante e gratuito:

  1. identificação de um sector mercadológico para o desenvolvimento de um projecto;

  2. identificação no seu interior de uma ou mais empresas homogéneas, interessadas no mercado estrangeiro;

  3. mapeamento com fichas de avaliação adequadas para classificar as empresas individuais e poder conhecer as características e as potencialidades de cada uma;

  4. eventual criação virtual do grupo (na presença de um cluster);

  5. encontro com o empreendedor individual ou os empreendedores para responder a eventuais dúvidas ou problemas;

  6. pesquisa de mercado para avaliar a área mais adequada e os parceiros de referência;

  7. redacção de uma relação assimilável a uma pré-possibilidade. 

A seguir, à frente de uma conversa com a Associação, os Consultores oferecem a custos estimados e justos:

  • redacção de uma proposta concreta com um orçamento dos custos para a sua realização (joint-venture; rede de distribuição; abertura de um escritório de representação ou showroom, com pessoal local),

  • identificação de feiras do sector;

  • identificação de eventuais solicitações por parte de empreendedores locais;

  • missões in loco, com o consultor como acompanhante, para encontrar com os empreendedores e as autoridades locais;

  • aconselhamento completo até a implementação.

As áreas de referência são hoje: ÁFRIA, ARÁBIA SAUDITA, AMÉRICA DO SUL, IRAQUE, LESTE EUROPEU E RÚSSIA, EUROPA OCIDENTAL, EMIRADOS ARABES UNIDOS.

Leggi tutto...

ASSOCIAZIONE NOVAPANGEA – Via Confienza 15 – 10121 Torino Cod. fisc. - Partita IVA  97748850019 - mail: Questo indirizzo email è protetto dagli spambots. E' necessario abilitare JavaScript per vederlo.  - Policy privacy e Cookie